quinta-feira, 10 de setembro de 2009

[ESTADUAL]




maria. ñ cuidou direito do gato. ganhou a racao nutritiva. a racao-nossa-de-cada-dia. mas quem deu foi a empregada. tosou o pelo mas ñ acariciou o bichano depois que voltou do colégio. negou-lhe o colo antes privativo. catorze aninhos... uniforme do estadual... a camisa marcando os bicos... a calça marcando o absorvente desajeitado... os meninos desajeitados da casa do estudante marcando o uniforme. como sofrem as donas na adolescencia. e como sofrem os gatos na adolescencia das donas.

o tempo deixou o felino esquecido. garfield em regime... gato sem botas... dona chica ñ se admira mais. ñ fosse o podre do cheiro ate hoje estaria debaixo da poltrona de centro a carcaça. decorou a sala. decorou todos os seriados.

choro no enterro. flores do vaso da mesa de centro. de plastico. fundo do quintal fundo do poço. tres minutos de cerimonia simples todavia honrosa. presnça de toda a cachorrada do bairro. cento e oitenta segundos. tempo do comercial. no segundo cento e oitenta e um, foi deletado o miado rouco da lembrança da familia feliz. apos seu ultimo miau poetico de saudade, so sobrou a memoria na grama rala que perdeu o verde em meio a alguma arte da infancia da guria ou de algum sonho julioverniano pesadelado pelo calendario. ex-guria ex-maria. entrou espantou as moscas cresceu reproduziu multiplicou morreu juntou moscas. ao som da grama secando. nada de novo no front. e o que somos, senao carcaças a espera de apodrecer ao som de teclas de canal mutado que ñ muda embaixo dos sofas primeiro de nossos pais, depois de nossos filhos?

antes de dispersar, o coral de vira-latas uivou desafinadamente, em conjunto e em sol menor, um refrao que a Vã filosofia dos humanos ali presentes ñ poderia entender pela falta de tecla sap ou de legendas na cena:

"pobre felino. pobre maria.'

Esturilho, Adriano
[Cancha 2] - cantigas para perverter juvenis/Adriano Esturilho. Curitiba, PR :
Editora Medusa, 2007.







Nenhum comentário:

Postar um comentário